Mensagens

A mostrar mensagens de abril, 2011

Semana Santa Sardoal 2011

Imagem
Integrado nas festividades da Semana Santa do Sardoal, estiveram abertas ao público, as capelas de Sardoal, vila do norte Ribatejano. Estas capelas são enfeitadas, com tapetes de flores, verduras e outros materiais naturais. Capelas enfeitadas: Capela de S. Sebastião, Igreja da Misericórdia, Capela do Espirito Santo, Capela de Nª Srª do Carmo, Capela de St. Catarina, Capela de Sant'ana, Capela do Srº dos Remédios e Igreja do Convento de Stª Maria da Caridade. "Notícias publicadas na Imprensa Regional, por volta de 1890, referem o retomar da grande tradição das cerimónias religiosas da Semana Santa na vila de Sardoal, com particular destaque para as capelas enfeitadas com flores, (...)".

Peniche e 25 de Abril

Imagem
Já que hoje queria falar de Peniche, vem mesmo a calhar que seja dia 25 de Abril. A Fortaleza de Peniche foi mandada construir por D.João III entre 1557 e 1645. Entre 1934 e 1974, a fortaleza conheceu a mais longa e indesejável etapa da sua existência. Milhares de presos da ditadura Salazarista cumpriram pena nesta cadeia e sofreram horrores escondidos. O 25 de Abril de 1974 permite a libertação dos presos que, na altura ali cumpriam pena, marcando o fim da Fortaleza como cadeia política do Estado Novo. Actualmente, a fortaleza funciona como Museu. Vale a pena visitar... Bom Feriado.

Páscoa

Imagem
Porque não! Uma Coroa de Páscoa. Toda a simbologia contínua lá. (Feita com restinhos de tecido e um ovo decorado)  A coroa Sem começo e fim. O redondo cria harmonia, junta, une. Lembra-nos que somos integrantes de um mundo circular, onde o processo do universo e da vida é cíclico: o círculo do ano, do tempo, do ir e vir da história, sempre marcado pela presença daquele que é a Luz do mundo. O Ovo O ovo é um daqueles símbolos que se explica por si mesmo. Contém o fruto da vida, que representa o nascimento e a renovação. De uma forma simples, podemos dizer que é o símbolo da vida. Os celtas, gregos, egípcios, fenícios, chineses e muitas outras civilizações acreditavam que o mundo nasceu de um ovo. Na maioria das tradições, este "ovo cósmico" aparece depois de um período de caos. Na Índia , por exemplo, acredita-se que uma gansa chamada Hamsa (um espírito considerado o "sopro divino") chocou o ovo cósmico e, daí, dividido em duas partes, o ovo deu origem ao c...